domingo, 26 de junho de 2011

Por que sentimos vontade de comer a noite?




A compulsividade de comer a noite, pode ocorrer devido a diminuição dos níveis de serotonina no final do dia. A sua produção cai gerando fome e nada do que se come se torna satisfatório.

A serotonina ou 5-hidroxitriptamina(5-HT) tem um papel importante em situações fisiológicas e fisiopatológicas, como as relacionadas com o SNC(sistema nervoso central), sendo elas a regulação do sono, apetite, ansiedade, temperatura corporal, atividade motora, aprendizagem, memória e ritmo biológico.

Notavelmente, vários estudos atuais demonstram que a ação da serotonina parece estar envolvida com a conduta compulsiva-obsessiva, desordens afetivas, depressão, síndrome do pânico, ansiedade, agressividade, nervosismo, fadiga, mau humor, tensão pré-menstrual entre outras.

Dentro da visão nutricional a síntese de serotonina, pode ser modulada por meio de  macronutrientes(carboidratos e aminoácidos isolados, com foco principalmente no triptofano) e micronutrientes(vitamina B12, magnésio, B6 e B9).

Sabemos que cerca de 90% a 95% da serotonina é produzida no intestino e em torno de 5% pelo cérebro, destes 5 %  temos 2 % livre circulante, porque ela é um neurotransmissor altamente vasoconstrutor.


Portanto, usar alimentos que ocupam o seu tempo e mastigação é uma boa estratégia para driblar as consequências, exemplo semente de abóbora: rica em magnésio “que fala para o seu cérebro para você ter calma nas decisões”, é uma ótima opção.

Usar frutas ricas em fibra solúveis(proporciona sensação de saciedade, devido a formação de um gel que auxilia na redução do açúcar pelo sangue) e baixas em açúcar como: ameixa, morango, tangerina, goiaba( também atua nas papilas gustativas, fechando-as), ou ainda uma receita rica em fibras solúveis chamada chutney que pode tirar a vontade de comer com 1 colher de sopa e água bastante água(ver receita na página: Receitas).

Mas não só a queda de serotonina seria a causa, deixar que o açúcar no sangue suba e desça rapidamente também pode levar a essa compulsão alimentar, por isso:

Não coma isoladamente frutas como:
Mamão, abacaxi,maçã, banana muito madura entre outras
Essas frutas devem acompanhar de castanhas, aveia, linhaça, gergelim, quinoa entre outros.

Os alimentos fonte de serotonina são: abacaxi, banana, ameixa, kiwi, tomate, abacate, tâmara. 

Outros fatores relacionados podem ser ainda deficiência de cromo (o solo do Brasil é pobre em cromo), inflamação, toxinas entre outros, por isso:

SÓ NÃO CONSEGUE, QUEM DESISTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário