quinta-feira, 30 de junho de 2011

O CONSUMO IDEAL DE CARBOIDRATOS



Quando falamos de perder aquela gordura abdominal sempre nos vem a preocupação com carboidratos(chocolates, massas, arroz, batatas...), mas o que garante o seu êxito não é a eliminação de todos os tipos de carboidratos da dieta, e sim a eliminação de carboidratos de carga glicêmica alta. O termo índice glicêmico refere-se à velocidade à qual o alimento se converte em glicose no sangue.

Por isso é importante entender que o açúcar de mesa e outros açúcares simples transformam-se quase que instantaneamente em glicose no sangue, e são considerados de alto índice glicêmico, 1 colher de sopa de açúcar possui 76 kcal, valor maior que a calória de uma fruta média (alguns tipos claro).

E quanto maior o pico ou índice glicêmico maior a chance de acumular gordura abdominal. Por isso evite alimentos com alto índice glicêmico durante  o dia, e quando consumi-los consuma com moderação, ou agregue outro tipo de alimento que altere o seu índice glicêmico, para isso consulte uma nutricionista.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

PROPRIEDADES DO ÓLEO DE COCO


Auxilia a melhora em problemas gástricos e intestinais, além de promover uma melhora na absorção de nutriente;
Previne a HIPOGLICEMIA(queda de açucar no sangue);
Possui ação ANTI-OXIDANTE , realiza combate aos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento cutâneo(da pele);
Melhora na absorção de vitamina E, que é uma vitamina que também atua combatendo os radicais livres;
Auxilia no emagrecimento, aumentando o metabolismo basal e reduzindo o apetite, sem contar que sua absorção não precisa de enzimas, sendo rapidamente utilizada pelo nosso organismo, não ocorrendo depósitos de gordura, redução da gordura abdominal.
Auxilia no ganho de massa muscular;
Auxilia nos níveis do colesterol;
Auxilia no funcionamento da tireóide; 
Melhora no sistema imunológico, possui ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoaria;
Redução do risco de desenvolver doença aterosclerótica;
Auxilia no combate á Síndrome da Fadiga Crônica e da Fibromialgia


Veja  receita com o óleo de coco no tópico Receitas

domingo, 26 de junho de 2011

Por que sentimos vontade de comer a noite?




A compulsividade de comer a noite, pode ocorrer devido a diminuição dos níveis de serotonina no final do dia. A sua produção cai gerando fome e nada do que se come se torna satisfatório.

A serotonina ou 5-hidroxitriptamina(5-HT) tem um papel importante em situações fisiológicas e fisiopatológicas, como as relacionadas com o SNC(sistema nervoso central), sendo elas a regulação do sono, apetite, ansiedade, temperatura corporal, atividade motora, aprendizagem, memória e ritmo biológico.

Notavelmente, vários estudos atuais demonstram que a ação da serotonina parece estar envolvida com a conduta compulsiva-obsessiva, desordens afetivas, depressão, síndrome do pânico, ansiedade, agressividade, nervosismo, fadiga, mau humor, tensão pré-menstrual entre outras.

Dentro da visão nutricional a síntese de serotonina, pode ser modulada por meio de  macronutrientes(carboidratos e aminoácidos isolados, com foco principalmente no triptofano) e micronutrientes(vitamina B12, magnésio, B6 e B9).

Sabemos que cerca de 90% a 95% da serotonina é produzida no intestino e em torno de 5% pelo cérebro, destes 5 %  temos 2 % livre circulante, porque ela é um neurotransmissor altamente vasoconstrutor.


Portanto, usar alimentos que ocupam o seu tempo e mastigação é uma boa estratégia para driblar as consequências, exemplo semente de abóbora: rica em magnésio “que fala para o seu cérebro para você ter calma nas decisões”, é uma ótima opção.

Usar frutas ricas em fibra solúveis(proporciona sensação de saciedade, devido a formação de um gel que auxilia na redução do açúcar pelo sangue) e baixas em açúcar como: ameixa, morango, tangerina, goiaba( também atua nas papilas gustativas, fechando-as), ou ainda uma receita rica em fibras solúveis chamada chutney que pode tirar a vontade de comer com 1 colher de sopa e água bastante água(ver receita na página: Receitas).

Mas não só a queda de serotonina seria a causa, deixar que o açúcar no sangue suba e desça rapidamente também pode levar a essa compulsão alimentar, por isso:

Não coma isoladamente frutas como:
Mamão, abacaxi,maçã, banana muito madura entre outras
Essas frutas devem acompanhar de castanhas, aveia, linhaça, gergelim, quinoa entre outros.

Os alimentos fonte de serotonina são: abacaxi, banana, ameixa, kiwi, tomate, abacate, tâmara. 

Outros fatores relacionados podem ser ainda deficiência de cromo (o solo do Brasil é pobre em cromo), inflamação, toxinas entre outros, por isso:

SÓ NÃO CONSEGUE, QUEM DESISTE!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

PRIMEIRO PASSO PARA A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

                                                                  Imagem: site


Bom dia, boa tarde e boa noite a todos


Segue a primeira dica: O primeiro passo para a reeducação alimentar é comer de 3 em 3 horas, isso ajudará a manter ou acelerar a sua taxa metabólica basal (que é a caloria que você perde sem a atividade física).
Comer de 3 em 3 ou 2:30 em 2:30 horas é muito importante,  não pule as refeições você pode comer muito na próxima refeição, além de que o seu metabolismo passa por mudanças graves que podem ocasionar a quebra de massa magra e o acúmulo de gordura.
Quando comemos poucas vezes ao dia  o nosso organismo, começa a acumular energia em forma de gordura(nos tecidos adiposos), isso porque a nossa “maquinaria biologia” foi feita para se adaptar a períodos de escassez de alimentos. Antigamente não tínhamos o alimento de forma tão acessível, e se não fosse essa adaptação seria difícil a nossa sobrevivência.


Benefícios para quem conseguir fazer o primeiro passo:
Pouca fome e uma sensação maior de saciedade
Metabolismo acelerado
Melhora do humor e das atividades físicas
Corpo mais definido
Maior ganho de massa muscular
Menor acúmulo de gordura
Saúde equilibrada
Mas lembre-se não coma em excesso, amanhã teremos dicas para ajudá-los nessa tarefa.


quinta-feira, 23 de junho de 2011

GORDA OU MAGRA



Ser gorda ou magra?

Padrões de beleza, mídia, fotos, revistas, reportagens, tudo indica o padrão de beleza que você deve ter, mas cuidado. Olhe para dentro de você e veja muito mais que um corpo ou um objeto de imagem. Você é muito mais valiosa(o) do que isso. Por isso te pergunto, até onde vai a sua vaidade?
Usar remédios sem o conhecimento do seu médico para alcançar o seu objetivo a qualquer preço, fazer cirurgias plásticas desnecessárias e dietas desequilibradas, não entre nessa , nada melhor que a reeducação alimentar, um bom profissional para te ajudar, sempre procurando o equilíbrio nutricional, por isso acompanhe a(o) sua(seu) nutricionista nessa aventura alimentar.
Aproveite o site, te desejamos saúde, ótimos e duradouros resultados....