terça-feira, 5 de junho de 2012

Creatina


Os estudos com creatina mostram que ela produz melhoras significativas nos esportes que necessitam de força e potência, como: musculação, levantamento de peso, ciclismo de alta velocidade,  remo e os de curta distância (sprints). 


A creatina auxilia no ganho de força, na recuperação e aumento da massa magra devido ao acumulo de água e creatina fosfato no interior das células musculares.A creatina é um derivado de aminoácido produzido no nosso corpo tendo como substrato inicial a arginina e a glicina e depois a metilação via s-adenosilmetionina, é produzida no fígado e nos rins.


 Ela é usada como sistema de armazenamento de energia, na forma de creatina fosfato, fosforilada pelo ATP, essa energia é suficiente para alguns segundos de ação, ou seja energia para movimentos curtos, intensos e rápidos.  


A creatina também está sendo muito usada para pacientes vegetarianos, atletas em período de recuperação, diabéticos, idosos e há muito tempo como otimizador nos ganhos musculares. Enquanto estivermos suplementando creatina, devemos beber água em quantidade extra, para  evitar cãibras e resíduos nos rins. Altas doses de creatina será eliminada ou armazenada com mais água corporal, diminuindo a definição dos músculos e aumentando a pressão arterial, pode causar diarréia e cãibras, nosso organismo tem dificuldade de metabolizar mais de 10gramas por dia. Não há relatos na literatura que ela cause acne, mas há relatos por pacientes.

No rótulo desse produto é indicado o seu uso 15 minutos antes do treino, porem como o efeito da creatina não é momentâneo, o horário de tomá-la não interfere, mas é indicado que seu uso seja de preferência com um carboidrato para estimular a liberação de insulina, o que irá melhorar a absorção em até 60%.É bom comparar a creatina com o botão "nitro" dos carros de videogames, quando precisamos de um aporte extra de poder para gerar um trabalho nós usamos a creatina fosfato e formamos creatina que pode ser refosforilada ou pode sofrer hidrólise e formar creatinina. A enzima intermediária que quebra a creatina fosfato é a creatina quinase.E ela não serve só para o músculo, ela é usada como fonte de energia de demanda rápida para todos os tecidos, por exemplo o cérebro.


REFERÊNCIAS:
BIESEK, Simone; GUERRA, Isabela, ALVES, Letícia Azen. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005.
KLEINER, Susan M.; GREENWOOD-ROBINSON, Maggie. Nutrição para o treinamento de força. São Paulo. Editora Manole, 2002.
MAUGHAN, Ronald J.; BURKE, Louise M. Nutrição esportiva. Editora Artmed, 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário