domingo, 24 de junho de 2012


Whey Protein

Atualmente, o uso de whey protein tem crescido não só nas academias, mas em hospitais também, abrangendo todas as idades, é considerado um suplemento.

Mas o que é esse tal de WHEY PROTEIN?

Whey protein é um suplemento alimentar proveniente do leite. Mas detalhadamente do soro do leite, aquela substancia que sai quando fazemos o queijo, acredito que seus avós, bisavós já usavam essa proteína tão fantástica. 

Não confunda whey protein com "bomba", bomba é um anabolizante esteroide, ou seja uma substância sintética, um medicamento, não é proveniente de alimentos como os suplementos.

Preste atenção: São necessários mais de 229 litros de leite para fabricar 1 kg de whey protein concentrado e 2200 litros de leite para produzir 1 kg de whey protein isolado, a partir desses dados note a qualidade de um whey isolado em comparação a um concentrado.

É dividida em: Concentrada, Hidrolisada e Isolada

Concentrada: é aquela que mantêm carboidratos e gorduras do leite e proteína íntegra e alto teor de lactose em sua composição.

Isolada: é aquela sem carboidratos, gorduras e lactose, com apenas proteína pura do soro do leite.  

É obtida através de troca iônica( faz com que contenha um valor maior de sódio e  perde cerca de 20% de proteínas) seguida por concentração e secagem por “spray” jato de ar,  e por microfiltração seguida por ultrafiltração ( nesta mantém as frações menores que são importantes para o sistema imunológico  e digestórios, ótimos para otimizar a performance e retardar o envelhecimento – glicomacropeptídicos, lactoferrina e fragmentos de peptídicos) e subsequentes secagem por “spray”.  

100% Isolada e Hidrolisada: essa proteína, não tem lactose, carboidrato e gordura e já vem digerida (aminoácidos livres) com 99% de proteína não desnaturada, acelerando a velocidade de absorção em torno de 6 min já está no plasma sanguíneo. 

A hidrólise do whey pode ser feita pelo processo de filtração como o microfiltrado/ultrafiltrado por fluxo cruzado, o filtrado por troca iônica ou ainda por nanofiltragem por osmose reversa. 

Composição de algumas marcas de Whey: 
  • Concentrada: top whey - Max titanium, Whey Dyn – Dynamic Lab, entre outras. 
  • Concentrada e isolada ( que são as 2W ou seja 2 tipos de whey): 100% whey protein – Optimum nutrition; 100% Whey – Twinlab etc.
  • Concentrada, isolada e hidrolisada( que são as famosas 3W, o seja 3 tipos de whey): Bio Whey – Performance nutrition etc. 
  • 100% isolada:
Por troca iônica: Isopure – Nature's Best, Iso whey protein – Performance nutrition; Bio Protein – Vitafor, Whey 100% Isolate – Pro Premium Line etc;

Por ultra-filtração: Iso sensation - Ultimate nutrition;

  • 100% hidrolisada e Isolada: Pepto Fuel – Performance nutrition, Proto Whey – Bio nutrition, VP2 – AST Sports,  Whey Pro 2 Isolate – Pro Premium Line, Hidro whey – Optimum nutrition,  Isoflex Whey Protein – All Max Nutrition;

Apresentação no mercado: 
Em Pó: é o mais conhecido, todas as marcas disponibilizam essa forma de whey. Frascos com 900g, 1400g, 2000g e 3500g, ou fracionada em saches de 50 a 60 gramas. 


Whey líquido transparente: suplemento rico em Whey já pronto para consumo na forma líquida! Marcas:  zero carb isopure drink – Nature's Best; Read to drunk – Myoplex - EAS; lean body – Labadra; Precision protein – EAS, Iso Drink – Pró Premium Line.


Whey em Gel: Suplemento de whey protein já pronto para consumo, sendo necessário o uso de água para auxiliar na absorção com a facilidade de transporte por estar em saches. Marca: Whey gel – nutrilatina AGE.







Whey em barras:  práticas e prontas para consumo. whey bar – Probiótica, Protein bar – Nutrilatina; Rockin Roll – Labrada; Mioplex deluxe - EAS; 

    
Whey Protein e Massa Muscular



A Whey Protein é a matéria-prima mais eficaz para construção muscular  , além de auxiliar na melhora do sistema imunológico ( devido as  imunoglobulinas e lactoferrinas), diminui o apetite aumentando a saciedade (por conter glicomacropepitédeos estimulam a liberação de CCK uma substância que sinaliza a saciedade pelo estimulo cerebral), e é rica em cisteína um aminoácido necessário para produção de glutationa no fígado auxiliando assim no processo de desintoxicação do fígado.

O whey protein, como todas as proteínas de origem animal, são proteínas de alto valor biológico, ou seja contêm todos os aminoácidos essenciais para construção muscular . 

Sabemos que quando treinamos causamos micro-lesões no tecido muscular e para a recuperação precisamos ter disponível no corpo proteína, carboidrato, ômegas, vitaminas e minerais. Senão, após cada treino ao invés de ganhar perdemos massa muscular, por isso é importante a refeição pós treino e para isso temos o whey protein que é de fácil absorção e não tem gordura!!!!





terça-feira, 5 de junho de 2012

Creatina


Os estudos com creatina mostram que ela produz melhoras significativas nos esportes que necessitam de força e potência, como: musculação, levantamento de peso, ciclismo de alta velocidade,  remo e os de curta distância (sprints). 


A creatina auxilia no ganho de força, na recuperação e aumento da massa magra devido ao acumulo de água e creatina fosfato no interior das células musculares.A creatina é um derivado de aminoácido produzido no nosso corpo tendo como substrato inicial a arginina e a glicina e depois a metilação via s-adenosilmetionina, é produzida no fígado e nos rins.


 Ela é usada como sistema de armazenamento de energia, na forma de creatina fosfato, fosforilada pelo ATP, essa energia é suficiente para alguns segundos de ação, ou seja energia para movimentos curtos, intensos e rápidos.  


A creatina também está sendo muito usada para pacientes vegetarianos, atletas em período de recuperação, diabéticos, idosos e há muito tempo como otimizador nos ganhos musculares. Enquanto estivermos suplementando creatina, devemos beber água em quantidade extra, para  evitar cãibras e resíduos nos rins. Altas doses de creatina será eliminada ou armazenada com mais água corporal, diminuindo a definição dos músculos e aumentando a pressão arterial, pode causar diarréia e cãibras, nosso organismo tem dificuldade de metabolizar mais de 10gramas por dia. Não há relatos na literatura que ela cause acne, mas há relatos por pacientes.

No rótulo desse produto é indicado o seu uso 15 minutos antes do treino, porem como o efeito da creatina não é momentâneo, o horário de tomá-la não interfere, mas é indicado que seu uso seja de preferência com um carboidrato para estimular a liberação de insulina, o que irá melhorar a absorção em até 60%.É bom comparar a creatina com o botão "nitro" dos carros de videogames, quando precisamos de um aporte extra de poder para gerar um trabalho nós usamos a creatina fosfato e formamos creatina que pode ser refosforilada ou pode sofrer hidrólise e formar creatinina. A enzima intermediária que quebra a creatina fosfato é a creatina quinase.E ela não serve só para o músculo, ela é usada como fonte de energia de demanda rápida para todos os tecidos, por exemplo o cérebro.


REFERÊNCIAS:
BIESEK, Simone; GUERRA, Isabela, ALVES, Letícia Azen. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005.
KLEINER, Susan M.; GREENWOOD-ROBINSON, Maggie. Nutrição para o treinamento de força. São Paulo. Editora Manole, 2002.
MAUGHAN, Ronald J.; BURKE, Louise M. Nutrição esportiva. Editora Artmed, 2004.