sexta-feira, 6 de abril de 2012

Myplate ou Meu prato

Existem ferramentas que servem como guias da boa alimentação, que ajudam a ilustrar como deve ser a alimentação, em quantidade e qualidade. Pra isso servem as pirâmides dos alimentos, rodas dos alimentos, retas etc.

 Portanto para facilitar essa compreensão Michelle Obama resolveu criar o MyPlate, ou seja, traduzindo meu prato

Observe o prato proposto por Michele Obama:





A idéia é boa, mas incluia laticinios em todas as refeições, e sabemos que o cálcio do leite impede a absorção do ferro da carne, e isso é errado pois a longo prazo podemos desenvolver uma anemia ferropriva.


Então, baseado no MyPlate, médicos de Harvard criaram o Healthy Eating Plate que é adequado em qualidade e quantidade de alimentos e tem uma ENORME vantagem sobre a pirâmide: qualquer um consegue entender.
Eu adorei a ferramenta, vejam:

Clique para ver maior - fonte: folha.com


Agora, compara com a nossa pirâmide, criada em 1996 e atualizada em 2001, também em Harvard. Não é confusa? 

Clica pra ver maior


Por isso, para se fazer uma alimentação saudável, devemos adaptar as condições individuais de cada um. O prato serve para a população conseguir fazer a leitura de uma forma mais fácil, mas conforme as patologias (doenças) e objetivos, o ou a nutricionista deve fazer as correções necessárias. 


E vocês o que acharam da ideia de Michele ... ficou mais fácil fazer um prato mais saudável?

Adoçantes e suas propriedades

Existem vários adoçantes, porém os de minha preferência são: sucralose, estévia e agave que não aparece na tabela abaixo, este último tem a semelhança de um mel.